Pilates
O Pilates vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Ao conhecer a modalidade, os alunos começam a perceber os resultados logo nas primeiras aulas, deixando visível a melhora da qualidade de vida tornando-os praticantes assíduos.
Ainda existem vária dúvidas sobre os benefícios do Pilates de solo e um certo pré-conceito sobre quem pode praticar; por isso vamos esclarecer alguns pontos para vocês ok?
O QUE É ?
O Pilates no solo é executado em tatames ou colchonetes e é executado apenas com o peso do corpo ou com o auxílio de alguns acessórios como a bola ou a faixa elástica para dificultar ou facilitar o movimento, deixando a aula mais dinâmica.
Os princípios do pilates
Concentração: não dá para papear durante a aula. A ideia é ativar a capacidade de a mente guiar o corpo de forma consciente.
Centralização: a força vai do centro do corpo para as extremidades, acionando músculos profundos, como os do abdômen.
Respiração: é essencial controlá-la para intensificar os exercícios e, assim, garantir estabilidade nas diferentes posturas.
Precisão, controle e fluidez: os exercícios devem ser feitos com domínio e leveza para uma execução eficiente e com menor risco de lesão.
Na prática, os movimentos trabalham o fortalecimento muscular e a flexibilidade ao mesmo tempo, com gestos resistidos e isométricos (ou seja, estáticos), que exigem bastante concentração, força e respiração coordenada. “Por isso, impacta até na musculatura mais profunda, incluindo o core, o conjunto de músculos do abdômen, costas e pelve. Essa estrutura é responsável por sustentar e proteger a coluna de lesões.